Óculos com proteção UV 400 é o que garante que os seus olhos estejam protegidos dos raios ultravioleta, por isso todos os óculos da Sev são originais e com proteção UV 400.

Sem óculos, no sol tendemos a fechar os olhos por conta da claridade, isso acontece como uma tentativa natural de proteção dos olhos.

De óculos de sol tendemos a relaxar o olhar e abrir mais os olhos.

Entenda o motivo de nunca usar óculos sem proteção UV 400

Quando estamos com óculos de sol tendemos a relaxar o olhar por conta da penumbra, que facilita a visão na claridade, é exatamente por esse motivo que você não deve usar óculos sem proteção, pois as lentes escuras aumenta a pupila do olho, deixando seus olhos ainda mais abertos e livres para absorver sem nenhuma barreira os raios ultravioleta.

Já os óculos com proteção UV 400 ajudam a reduzir e bloquear a intensidade de radiação que penetra nos tecidos oculares.

Radiação ultravioleta trata-se de um tipo de radiação eletromagnética com comprimento de onda de 200 a 400 nm e de frequência maior que a luz visível (por isso o nome ultravioleta, violeta é a cor de maior frequência que a visão humana consegue enxergar).

A radiação ultravioleta pode ser classificada em três categorias:

UVA têm um comprimento de onda de 320 a 400 nm e são os de maior incidência na superfície terrestre, uma vez que não são absorvidos pela camada de ozônio. Eles correspondem à maior porção do espectro ultravioleta e incidem de igual maneira durante todo o dia e em todas as estações do ano, incluindo dias nublados e com baixa luminosidade.

UVB com comprimento de onda na faixa de 280 a 320 nm, são parcialmente absorvidos pela camada de ozônio, por isso apresentam maior incidência durante o verão, principalmente, no período das 10h às 16h, em regiões de altitudes elevadas e próximas à linha do Equador (como o Brasil, por exemplo).

A superexposição a esses raios pode levar ao surgimento de sardas e machas e até aumentar o risco de desenvolver câncer; sem esquecer dos prejuízos aos olhos, como catarata e Cegueira.

UVC apresentam um comprimento de onda menor que 280 nm, sendo, portanto a radiação que menos se aproxima da luz visível.